domingo, 28 de novembro de 2010

PELOTÃO NO CALÇADÃO


Na ultima semana o Rio de Janeiro registrou cenas que deixaram o tão comentado filme Tropa de Elite (1 e 2) no chinelo. Furiosos com as UPPs, operação “pacificadora” da policia nas favelas, os bandidos tocaram o terror por toda a cidade. Ônibus e carros incendiados, arrastões e mortes.

A grosso modo Funciona assim: A polícia avisa qual será a próxima área de atuação, quem pode e quer se mandar faz isso e quem não faz, fica para o confronto. A Policia invade o morro e estabelece uma base acabando com a paz da bandidagem (ou não!). Tentamos acreditar que nem sempre o policial vai ser corrompido, que ele vai subir no morro para fazer seu papel. A invasão desta semana vai entrar para a história do Rio de Janeiro e as tropas, de elite ou não, deram um show. Seria emocionante se não fosse trágico.

Se parece que estamos vivendo numa Guerra? Não. O clima é de tensão e medo, mas por sorte tudo o que vi foi pela televisão. Vida normal, praia lotada, bares com suas mesas cheias de garrafas de cerveja com direito a comemoração do gol. É claro que para quem mora no Complexo do Alemão, ver os tanques entrando na favela com um exército de policiais atirando para todo lado, deve ser bem parecido, mas por hora é o que precisa ser feito.

Mas o filme que eu queria mostrar não era esse, pois as emissoras de TV já estão o fazendo com louvor. Vou mostrar um que Rodrigo e Cheetos de Araki participam como atores coadjuvantes em meio aos meninos na faixa dos 20 que sonharam entrar na policia para combater o crime.
Foi feito em um Domingo de Maio por uma cinegrafista amadora (que vos fala) no Aterro do Flamengo. Os pelotões competiam com seus gritos de guerra, uns com bermuda e ragata, outros com farda e coturno. Foi muito empolgante!
Tentem ouvir o que eles cantam.

Preferi os mais animados, como “...Patrulha de Noitada / Esquece a Namorada...” aos mais agressivos como “...Caveira Dourada / Se Deus quiser vou ter uma em minha farda...”

Eles estão ou não bem intencionados?

2 comentários:

  1. É isso ai Carol, acho que dessa vez vai. O que me dá mais prazer é ver os recursos públicos comprados finalmente funcionando. Não podemos esquecer que todo cidadão que paga imposto quer ver isso, helicóptero voando, viatura subindo o morro, policial bem equipado, drogas sendo apreendidas, traficante preso...Pode gastar, se o resultado aparecer vamos pagar impostos muito mais felizes, não acha? Espero que essa boa intenção e eficiência da segurança se estenda também às outras áreas como a educação. Quem sabe o Capitão Nascimento não possa ser substituido como herói no imaginário das pessoas pelo Professor Nascimento?

    ResponderExcluir
  2. Será que vai Carol? Fiquei com a pulgatrásdaorelha... demorou uma semana para resolver uma situação de 50 anos ou mais?
    Vc já está falando Porrrrta? Fevéala? Extouro? Alemáoun?
    bjo

    ResponderExcluir